terça-feira, dezembro 19, 2006
Assembleia Geral aprova Plano de Actividades e Orçamento para 2007
Decorreu na noite da passada segunda-feira (dia 18), na Casa Municipal da Cultura, a Assembleia Geral do Conselho da Cidade de Coimbra, de cuja Ordem de Trabalhos avultava a análise, discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento do Conselho da Cidade para o ano de 2007.
Perante um número significativo de membros do Conselho, os trabalhos foram dirigidos por José Augusto Ferreira da Silva, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A apresentação do Plano de Actividades e do Orçamento foi feita por José Dias e Jorge Castilho, tendo havido diversos contributos para o aperfeiçoamento do Plano de Actividades apresentado. Submetidos à votação, tanto o Plano de Actividades como o Orçamento para 2007 foram aprovados por unanimidade.
A imagem mostra um momento da Assembleia Geral, vendo-se os elementos que compuseram a Mesa que dirigiu os trabalhos e José Dias a expor alguns dos aspectos do programa para 2007.
segunda-feira, dezembro 18, 2006
Vsita de estudo à zona do Programa Polis
No passado sábado (16 de Dezembro) entre as 09h30 e as 13h00 (e com uma temperatura a rondar os 5ºC) decorreu uma visita de estudo do Curso de Gestão Urbana, promovido pelo Conselho da Cidade, às obras do Programa Polis nas duas margens do Mondego.
Os 20 alunos do Curso assistiram à visita guiados por Leonor Cheis, professora e arquitecta paisagista, e por Maria de Lurdes Cravo, anterior Presidente do Conselho da Cidade.
Na visita (que a imagem documenta) participou ainda o Presidente da Comissão Executiva do Conselho da Cidade.
Conservatório ofereceu "Prenda de Natal" a Coimbra
Na passada sexta feira (15 de Dezembro) a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Conservatório de Música de Coimbra (associada do Conselho da Cidade), levou a cabo a primeira parte da sua iniciativa intitulada “Prenda de Natal” – anunciada em anterior post deste blog – no eixo situado entre a Portagem e a Praça 8 de Maio, e que consistiu na actuação de diversos grupos de alunos e professores do referido Conservatório, nomeadamente no Café Santa Cruz, junto à Igreja de Santa Cruz e no interior do edifício dos Paços do Concelho.
No dia seguinte (sábado), a segunda parte desta prenda à cidade teve como palco o Centro Comercial “Dolce Vita”, onde voltou a assistir-se à interpretação de diversas peças musicais, com qualidade que suscitou o aplauso das centenas de pessoas que assistiram à exibição dos elementos do Conservatório - que assim conseguiu divulgar, de excelente forma, o elevado nível do ensino que ali é ministrado, mesmo atendendo às precárias condições em que está a funcionar (como referimos em post anterior).
Nova Galeria de Arte em Coimbra
Na passada sexta-feira à noite, na sede da Invesvita (associada do Conselho da Cidade) decorreu a inauguração da Galeria de Arte “Bom Senso e Bom Gosto”.
Como exposição de abertura, esta nova Galeria de Coimbra (situada no Largo dos Olivais, mesmo em frente à escadaria da Igreja) exibe um excelente conjunto de trabalhos do consagrado artista plástico Júlio Pomar.
A marcar a inauguração, assistiu-se a uma breve intervenção musical (um solo de violino por Manuel Rocha, Director do Conservatório de Música de Coimbra), a que se seguiu uma interessante palestra sobre Júlio Pomar, a cargo do Dr. Telo de Morais, perante uma sala cheia e interessada.
Antes da palestra, Jorge Castilho (Presidente do Conselho de Administração da Invesvita e membro da Comissão Executiva do Conselho da Cidade), fez questão de realçar o meritório e invulgar gesto de cidadania do Dr. Telo de Morais e de sua Mulher, D. Maria Emília de Morais, que doaram à cidade de Coimbra a que é considerada uma das mais valiosas colecções de pintura portuguesa do País - que pode ser apreciada no Edifício Chiado.
sábado, dezembro 16, 2006
Reunião com Associação do Conservatório de Música de Coimbra
Na passada quinta-feira, dia 14, dois membros da Comissão Executiva tiveram uma reunião com elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Conservatório de Música de Coimbra, a funcionar provisoriamente na Escola Secundária de D. Dinis, em Eiras.
Na reunião participou também o Director do Conservatório, Manuel Rocha.
No decorrer da visita, e do diálogo mantido com os representantes da Associação, apercebemo-nos das suas difíceis condições de trabalho e do esforço que fazem para atender um tão numeroso grupo de alunos.
Como já referimos em anteiror post, está já aprovado o projecto para as futuras instalações do Conservatório (de que reproduzimos, nesse post, duas imagens), mas a verdade é que tarda a sua concretização.
A Associação visitada tem cerca de 500 associados e 15 dirigentes.
O repectivo contacto é o seguinte:
asspaiscmc@hotmail.pt
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Reunião da Comissão Executiva
Na passada quinta-feira (dia 14 de Dezembro) decorreu na Sede da Invesvita (associada do Conselho da Cidade) a última reunião do ano da Comissão Executiva, em que se deu prioridade à preparação da Assembleia Geral da próxima segunda feira, dia 18.
Na imagem os elementos da Comissão Executiva (da esquerda para a direita): Cândida Ferreira, Ferreira Ramos, Santos Veloso, Jorge Castilho e José Dias.
Encontro com o Grupo da Cultura
No decurso da reunião referida no post anterior foi recebida uma representação do Grupo da Cultura, que redigiu as Linhas Orientadoras do Funcionamento dos Grupos Temáticos. Atendendo à qualidade da formulação desse documento, a Comissão Executiva decidiu apresentá-lo, na Assembleia Geral do próximo dia 18, como proposta de instrumento de trabalho para os restantes Grupos. Neste encontro foram ainda apresentadas à Comissão Executiva as Linhas Programáticas do referido Grupo da Cultura para 2007.
Imagem da reunião com elementos do Grupo da Cultura (da esquerda para a direita) Jorge Castilho, José Dias, Luísa Lopes (coordenadora do Grupo de Trabalho da Cultura), Pedro Rodrigues (membro do Grupo e representante da Escola da Noite no Conselho), Cândida Ferreira e Santos Veloso
Encontro com o Grupo de Saúde
Ainda durante a mesma reunião do passado dia 14 foi recebido o coordenador do Grupo da Saúde, António Marinho Silva, que apresentou o diagnóstico do referido grupo e propostas de trabalho para 2007.
Consigo trouxe o médico Hernâni Caniço, Presidentes da ASP “Associação Saúde em Português”, que apresentou aquela Associação, que vem desenvolvendo um trabalho muito meritório de apoio às populações nos países de expressão portuguesa. Hernâni Caniço anunciou ir apresentar, já na próxima semana, aos restantes dirigentes da “Associação Saúde em Português”, a proposta de adesão daquela Associação ao Conselho da Cidade.
Na imagem acima aspecto do encontro, em que podem ver-se, da esquerda para a direita, Santos Veloso, Jorge Castilho, José Dias e Hernâni Caniço
terça-feira, dezembro 12, 2006
Assembleia Geral do Conselho da Cidade
CONVOCATÓRIA
Senhoras e Senhores Conselheiros
Dando cumprimento ao Artº 12º, 1º, d) dos Estatutos convoca-se a Assembleia-Geral do Conselho da Cidade de Coimbra (a última do presente ano civil) para reunir no próximo dia 18 de Dezembro, segunda-feira, pelas 21h00, na Casa Municipal da Cultura, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
- Apresentação, discussão e votação do Programa de Actividades do Conselho para 2007
- Apresentação, discussão e votação do Orçamento do Conselho para 2007
- Apresentação e discussão das Linhas das Orientadoras de Funcionamento dos Grupos de Trabalho
- Informação sobre a visita às Associações que integram o Conselho
- Outros assuntos
Apelamos à presença de todas e de todos para mais esta importante iniciativa do Conselho da Cidade
Saudações Cívicas
Coimbra, 11 de Dezembro de 2006
A Mesa do Conselho da Cidade
Presidente
José Augusto Ferreira da Silva
Senhoras e Senhores Conselheiros
Dando cumprimento ao Artº 12º, 1º, d) dos Estatutos convoca-se a Assembleia-Geral do Conselho da Cidade de Coimbra (a última do presente ano civil) para reunir no próximo dia 18 de Dezembro, segunda-feira, pelas 21h00, na Casa Municipal da Cultura, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
- Apresentação, discussão e votação do Programa de Actividades do Conselho para 2007
- Apresentação, discussão e votação do Orçamento do Conselho para 2007
- Apresentação e discussão das Linhas das Orientadoras de Funcionamento dos Grupos de Trabalho
- Informação sobre a visita às Associações que integram o Conselho
- Outros assuntos
Apelamos à presença de todas e de todos para mais esta importante iniciativa do Conselho da Cidade
Saudações Cívicas
Coimbra, 11 de Dezembro de 2006
A Mesa do Conselho da Cidade
Presidente
José Augusto Ferreira da Silva
Humana Global
No passado domingo, dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Humana Global (associada do Conselho da Cidade) lançou o seu portal HUMANA ONLINE - Jornal Online de Direitos Humanos, Cultura e Desenvolvimento, em acto público muito concorrido, principalmente por jovens, e a que assistiu o Presidente da Comissão Executiva, José Dias, que aproveitou a ocasião para reunir com a Presidente da Direcção, Anabela Moreira (como a imagem documenta).
A Humana Global tem sede própria, emprega cinco colaboradores permanentes e mais cinco estagiários, tem onze membros nos Corpos Gerentes, não tem associados e regula as suas audiências pelo número médio de utilizadores da sua página na Internet, que ascende, em média, a 2.500.
Os seus contactos:
mail@humanaglobal.org
www.humanaglobal.org
www.humanaonline.org
A Humana Global comprometeu-se a participar nas reuniões mensais do Conselho da Cidade e a integrar, tão breve quanto possível, o Grupo Temático da Justiça Direitos Humanos e Segurança (à semelhança do propósito manifestado pela AJP)
Esta foi a segunda Associação a ser visitada pelo Presidente da Comissão Executiva.
Notícias breves
- No passado dia 7 de Dezembro (quinta-feira) pelas 10h30, no edifício dos Paços do Concelho, foi assinado um importante Protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação de Planeadores do Território, pelos respectivos Presidentes, o qual consiste num Contrato-Programa de Colaboração e Trabalho no âmbito da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, para o que a Câmara de Coimbra recebeu a respectiva Bandeira, comprometendo-se a fazer de Coimbra, no prazo de três anos, uma Cidade mais Inclusiva.
Ao acto e porque convidado para tal assistiu o Presidente da Comissão Executiva do Conselho da Cidade, José Dias.
- O Ateneu de Coimbra, associado do Conselho da Cidade, comemorou o seu 66.º aniversário. O Presidente da Comissão Executiva, José Dias, enviou uma mensagem de felicitações.
- Tendo decorrido as eleições dos novos dirigentes da Associação Académica de Coimbra, o Presidente da Comissão Executiva do Conselho da Cidade enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito, Paulo Fernandes, disponibilizando-se para presenciar o Acto de Posse.
Ao acto e porque convidado para tal assistiu o Presidente da Comissão Executiva do Conselho da Cidade, José Dias.
- O Ateneu de Coimbra, associado do Conselho da Cidade, comemorou o seu 66.º aniversário. O Presidente da Comissão Executiva, José Dias, enviou uma mensagem de felicitações.
- Tendo decorrido as eleições dos novos dirigentes da Associação Académica de Coimbra, o Presidente da Comissão Executiva do Conselho da Cidade enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito, Paulo Fernandes, disponibilizando-se para presenciar o Acto de Posse.
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Coimbra recebe prenda do Conservatório
CONSERVATÓRIO
DE MÚSICA
DE COIMBRA
UMA PRENDA
PARA A CIDADE
Baixa – dia 15 de Dezembro de 2006 / 16-18h
Dolce Vita – 16 de Dezembro / 15-19h
O estudo do projecto de arquitectura do novo Conservatório de Coimbra já foi aprovado. Não estamos seguros, todavia, de haver uma calendarização clara do início e sequência de uma obra por que esta cidade da cultura espera há mais de 20 anos. Em 2003 um alto responsável afirmava à imprensa que a Casa da Música de Coimbra estaria pronta em 2007. Agora, uma perspectiva optimista aponta para mais 4 ou 5 anos. O último improviso empurrou o conservatório para uma difícil coabitação com uma escola secundária da periferia onde se dividiram com tabiques algumas salas para caber o mais possível. Não há auditório. Não há condições pedagógicas mínimas. Os ensaios da orquestra funcionam no bar.
As associações de pais e de estudantes e representantes dos órgãos da escola, realçando, pela positiva, a recente garantia de avanço do projecto por parte do Ministério da Educação, vão agora empenhar-se numa campanha assertiva de reforço da imagem positiva da instituição e de sensibilização para a importância de um tecto para a dança e a música digno das ambições de Coimbra.
O que se propõe para 15 e 16 de Dezembro é uma prenda de Natal do Conservatório para a cidade.
A intervenção na Baixa, apoiada pela Câmara e pela Comissão para as Festas da Cidade, deverá ser uma proposta de novos rituais natalícios que ajudem a honrar o espírito da quadra e a dinamizar o património monumental e o pequeno comércio.
Procurou-se ainda um centro cultural por um dia, um auditório para o conservatório. A escolha do Dolce Vita garantiu um espaço frequentado e livre de intempéries, um exercício pedagógico de adaptação de reportórios e um parceiro sensível à dignidade do projecto e da instituição em causa.
Para uma e outra datas, a fórmula que se propõe é a de uma participação maciça de músicos, estudantes e professores, bem como de outros músicos solidários com o projecto. Esta é uma oportunidade para unir a cidade numa causa de consenso inatacável e cujo resultado positivo só pode redundar no reforço da auto-estima para o Conservatório e para Coimbra.
Para os conimbricenses, será a oportunidade de observar uma pequena montra da vasta incidência pedagógica de uma escola artística de que depende a qualidade do ensino da música na região.
(Texto remetido pela Associação de Pais dos Alunos do Conservatório de Música de Coimbra)
quarta-feira, novembro 29, 2006
Debate sobre Transportes e Mobilidade
A Mesa da sessão: Álvaro Seco, Carlos Encarnação, José Dias (que moderou o debate) e Massano Cardoso
Tal como fora anunciado, decorreu na noite da passada segunda-feira, dia 27 de Novembro, na Casa Municipal da Cultura, o debate sobre "Transportes e Mobilidade", promovido pelo Conselho da Cidade, em que participaram, como palestrantes, Álvaro Seco, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Massano Cardoso (Professor da Faculdade de Medicina e Provedor do Ambiente e Qualidade de Vida do Município de Coimbra) e Carlos Encarnação (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra).
Presentes mais de meia centena de pessoas, muitas das quais colocaram pertinentes questões aos palestrantes, após as intervenções por eles efectuadas.
Álvaro Seco fez uma abordagem técnica ao problema dos transportes em Coimbra, exibindo diversos quadros e números para sustentar as suas posições, das quais avulta a necessidade de desincentivar a vinda dos automóveis para o miolo urbano. Para tal defendeu que os lugares de estacionamento deveriam ser pagos (ao contrário do que sucede hoje, em que maioria ainda são gratuitos) com menor preço nas primeiras duas horas de utilização e substancial agravamento nas seguintes. Sustentou ainda que o serviço da Ecovia poderia ser mantido, introduzidas que fossem algumas alterações que estimulassem a sua utilização.
Massano Cardoso lançou um preocupante alerta sobre as consequências, para a saúde, da poluição que se verifica em Coimbra, provocada pelo trânsito rodoviário. Segundo ele, à medida que os estudos científicos têm evoluído mais se comprovam os malefícios dessa poluição automóvel, através das partículas tóxicas libertadas pelos escapes (incluindo as descobertas mais recentemente, designadas por nanopartículas) , que provocam, sem que as pessoas disso se apercebam, milhares de mortes, através de doenças do sistema respiratório mas também do foro cardíaco.
Carlos Encarnação concordou com grande parte das sugestões adiantadas por Álvaro Seco, partilhou as preocupações de Massano Cardoso e anunciou que vai aumentar substancialmente (para cerca de mais dois mil) o número de lugares de estacionamento pagos em Coimbra, a par de uma maior fiscalização para punir os prevaricadores. Quanto à Ecovia, referiu que o serviço se manterá, só que em moldes diferentes, uma vez que não é possível suportar o défice actual. Assim, os utentes dos parques Ecovia poderão continuar a estacionar neles as suas viaturas e a utilizar os autocarros normais, enquanto os mini-autocarros que actualmente servem a Ecovia serão usados para carreiras regulares com menor número de passageiros, nomeadamente à noite.
Todos os presentes concordaram ser inadmissível que, desde há muitos anos, o Estado pague muitos milhões do dinheiro dos contribuintes para "indemnizações compensatórias" aos transportes urbanos de Lisboa e do Porto, não concedendo um cêntimo aos de Coimbra.
No animado debate que se seguiu, ouviram-se elogios ao serviço Ecovia, mas também críticas à forma como alguns motoristas dos outros autocarros dos SMTUC se comportam para com os passageiros e ao facto de muitos desses autocarros estarem largos minutos parados, com os motores a trabalhar, "a fazer horas".
Tal como fora anunciado, decorreu na noite da passada segunda-feira, dia 27 de Novembro, na Casa Municipal da Cultura, o debate sobre "Transportes e Mobilidade", promovido pelo Conselho da Cidade, em que participaram, como palestrantes, Álvaro Seco, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Massano Cardoso (Professor da Faculdade de Medicina e Provedor do Ambiente e Qualidade de Vida do Município de Coimbra) e Carlos Encarnação (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra).
Presentes mais de meia centena de pessoas, muitas das quais colocaram pertinentes questões aos palestrantes, após as intervenções por eles efectuadas.
Álvaro Seco fez uma abordagem técnica ao problema dos transportes em Coimbra, exibindo diversos quadros e números para sustentar as suas posições, das quais avulta a necessidade de desincentivar a vinda dos automóveis para o miolo urbano. Para tal defendeu que os lugares de estacionamento deveriam ser pagos (ao contrário do que sucede hoje, em que maioria ainda são gratuitos) com menor preço nas primeiras duas horas de utilização e substancial agravamento nas seguintes. Sustentou ainda que o serviço da Ecovia poderia ser mantido, introduzidas que fossem algumas alterações que estimulassem a sua utilização.
Massano Cardoso lançou um preocupante alerta sobre as consequências, para a saúde, da poluição que se verifica em Coimbra, provocada pelo trânsito rodoviário. Segundo ele, à medida que os estudos científicos têm evoluído mais se comprovam os malefícios dessa poluição automóvel, através das partículas tóxicas libertadas pelos escapes (incluindo as descobertas mais recentemente, designadas por nanopartículas) , que provocam, sem que as pessoas disso se apercebam, milhares de mortes, através de doenças do sistema respiratório mas também do foro cardíaco.
Carlos Encarnação concordou com grande parte das sugestões adiantadas por Álvaro Seco, partilhou as preocupações de Massano Cardoso e anunciou que vai aumentar substancialmente (para cerca de mais dois mil) o número de lugares de estacionamento pagos em Coimbra, a par de uma maior fiscalização para punir os prevaricadores. Quanto à Ecovia, referiu que o serviço se manterá, só que em moldes diferentes, uma vez que não é possível suportar o défice actual. Assim, os utentes dos parques Ecovia poderão continuar a estacionar neles as suas viaturas e a utilizar os autocarros normais, enquanto os mini-autocarros que actualmente servem a Ecovia serão usados para carreiras regulares com menor número de passageiros, nomeadamente à noite.
Todos os presentes concordaram ser inadmissível que, desde há muitos anos, o Estado pague muitos milhões do dinheiro dos contribuintes para "indemnizações compensatórias" aos transportes urbanos de Lisboa e do Porto, não concedendo um cêntimo aos de Coimbra.
No animado debate que se seguiu, ouviram-se elogios ao serviço Ecovia, mas também críticas à forma como alguns motoristas dos outros autocarros dos SMTUC se comportam para com os passageiros e ao facto de muitos desses autocarros estarem largos minutos parados, com os motores a trabalhar, "a fazer horas".
Visita à AJP Associação para a Justiça e Paz
No passado dia 25 de Novembro o presidente da Comissão Executiva, José Dias, iniciou a sua visita às associações filiadas no Conselho da Cidade, tendo sido recebido na sede da AJP Associação para a Justiça e Paz na Granja do Ulmeiro pela dirigente Sandra Frade, tendo:
. Visitado as Instalações
. Trocado Impressões sobre a forma de reforçar a participação da AJP nas actividades do Conselho
. Participado na Assembleia-geral de cidadãos da Granja dedicada ao tema da violência doméstica
. Participado no Mercado Social que ao longo do ano ali tem lugar mensalmente
A Associação tem 11 membros nos Corpos Gerentes, perto de 350 associados, tem sede própria, emprega 6 colaboradores e gere um Orçamento anual de mais ou menos meio milhão de euros
Os respectivos contactos são os seguintes: ajp@ajpaz.org.pt / www.ajpaz.org.pt
segunda-feira, novembro 20, 2006
Debate sobre "Transportes e Mobilidade"; Assembleia Geral
INFORMAÇÃO
DEBATE SOBRE "TRANSPORTES E MOBILIDADE"
ASSEMBLEIA GERAL
Senhoras e Senhores Conselheiros
Pela oportunidade do tema, pela simultaneidade rara da disponibilidade dos palestrantes e do local já estar reservado para o Conselho da Cidade de Coimbra, decidimos substituir, excepcionalmente, a Assembleia Geral do corrente mês de Novembro, por um Debate Público sobre “Transportes e Mobilidade”.
Decorrerá na Casa Municipal da Cultura, na próxima segunda-feira, dia 27 de Novembro, pelas 21h00, com intervenções iniciais de:
– Álvaro Seco, professor universitário especialista no sector em debate;
– Salvador Massano Cardoso, Provedor Municipal do Ambiente e Qualidade de Vida
– Carlos Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Seguir-se-á a colocação de questões pelos cidadãos presentes,
com o termo da sessão previsto para as 24 horas.
A moderação do debate estará a cargo do Presidente da Comissão Executiva, José Dias.
A Assembleia Geral decorrerá no dia 18 de Dezembro, segunda feira, pelas 21h00, na Casa Municipal da Cultura, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
- Apresentação, Discussão e Votação do Plano de Actividades do Conselho para 2007
- Apresentação, Discussão e Votação do Orçamento do Conselho para 2007
- Discussão das Linhas Orientadoras de Funcionamento dos Grupos de Trabalho
- Informação sobre a Visita às Associações que integram o Conselho
Solicitamos a melhor compreensão para esta alteração, para a divulgação, para a presença e para a participação activa de todas e de todos nestas duas importantes iniciativas.
Com cordiais saudações
Coimbra, 20 de Novembro de 2006
A Comissão Executiva
E-mails: conselhodacidade@gmail.com / <
sábado, novembro 11, 2006
Contactos do Conselho da Cidade
Conselho da Cidade de Coimbra
Apartado 4108
3031-901 Coimbra
e-mail:
conselhodacidade@gmail.com
Telemóvel do Presidente da Comissão Executiva: 919 726 959
Apartado 4108
3031-901 Coimbra
e-mail:
conselhodacidade@gmail.com
Telemóvel do Presidente da Comissão Executiva: 919 726 959
Posse dos novos dirigentes
Intervenção do novo Presidente da Comissão Executiva, José Dias, na tomada de posse dos novos Corpos Gerentes, que decorreu na Casa Municipal da Cultura de Coimbra no dia 23 de Outubro de 2006:
Boa noite a todas e a todos, dirigentes das associações filiadas, dirigentes eleitos individualmente no Congresso de Maio, membros dos Grupos de Trabalho, cidadãos convidados, familiares e amigos, senhoras e senhores jornalistas, membros dos Corpos Gerentes agora empossados.
Muito obrigado pela vossa presença nesta curta cerimónia, tão cheia de significado cívico para todos nós, em que tomam posse os novos Corpos Gerentes do Conselho da Cidade de Coimbra para o biénio 2006/2008.
Após o Congresso de Maio “Mais Cidade Mais Cidadania”, legitimados por um processo democrático interno, que passou pelas Assembleias Gerais de Julho e de Setembro, aqui estamos para agradecer, igualmente, aos que confiaram em nós e em nós votaram para os cargos em que agora fomos empossados.
Candidatámo-nos não num espírito de lista - portanto não suportados por um Programa estruturado -, mas num espírito de voluntariado cívico, com algumas ideias, muito abertas, de que vos apresentamos agora algumas linhas muito gerais, que submeteremos de uma forma mais estruturada ao Conselho (cuja reunião mensal de Outubro se inicia logo após o termo desta cerimónia).
O Conselho fez cinco anos no Congresso de Maio e, apesar da sua curta existência, é já uma referência na Cidade e Município de Coimbra, sendo uma experiência única no País. Tal se deve ao esforço denodado dos nossos antecessores, liderados por Adília Alarcão, primeiro, e depois por Maria de Lurdes Cravo, que saudamos efusivamente e que, estamos certos, irão continuar a colaborar connosco. Por tomadas de posição, por muitos debates e passeios temáticos organizados, pela divulgação de estudos, por protocolos, parcerias e representações assumidas, o Conselho da Cidade conquistou um estatuto de credibilidade que queremos continuar a manter e desenvolver, com profundo respeito pela Carta Constitucional, pelos Estatutos e pelo Regulamento.
Seremos um colectivo de continuidade, procurando fomentar cada vez mais as actividades de cidadania empreendidas pelos três pólos que compõem o Conselho da Cidade: as Associações, os Dirigentes Eleitos Individualmente e os Grupos de Trabalho.
Procuraremos reunir semanalmente a Comissão Executiva, às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 20h00, em reuniões abertas a quem nos quiser procurar, sendo a primeira já esta quinta feira, dia 26 de Outubro. Reuniremos mensalmente o Plenário do Conselho (a primeira reunião já de seguida e a de Novembro marcada já para o dia 27, neste mesmo local), reuniões estas igualmente abertas a quem nos quiser procurar, para colocar assuntos ou nos ajudar a ser um Conselho mais forte. Vamos procurar reunir separadamente com as 44 Associações que, actualmente, compõem o Conselho, bem como com os seis Grupos de Trabalho existentes. Propomo-nos promover ao longo do nosso mandato seis Debates Públicos, para o que aguardamos sugestões, em especial dos Grupos de Trabalho. Em 2008 propomos levar-se a cabo um Fórum de Cidadania, em moldes inovadores. O Conselho da Cidade dará seguimento aos Cursos de Formação, já em execução. Promoveremos debates, passeios e outras iniciativas que se mostrem necessárias e oportunas, procurando continuar a dar a atenção necessária, entre outros, aos seguintes temas já abordados pelo Conselho: Parque Judiciário, Hospital Pediátrico, Vale da Arregaça, Projecto Polis, Penitenciária, PDM, Teatro Sousa Bastos, Coimbra i Parque, Agenda XXI, Sociedade de Reabilitação Urbana, Metro Mondego, Convento de São Francisco, Mosteiro de Santa Clara a Nova, Projecto sobre a Água (em parceria com as Águas de Coimbra).
Manifestamos a nossa disponibilidade para apoiar e integrar uma Rede Nacional de Associações Cívicas, que operem noutros municípios, com âmbito e objectivos semelhantes aos nossos.
É nosso propósito prestar, regularmente, contas dos nossos actos e actividade aos que nos elegeram e aos nossos concidadãos, de acordo com o espírito de abertura e de transparência com que iniciamos este mandato.
Acreditamos na Democracia Representativa, no papel do Estado, na importância do Sector Privado e do Terceiro Sector, mas também na importância de uma maior participação esclarecida dos cidadãos, podendo todos contar com os nossos contributos para juntar vontades e ajudar a atingir consensos, com vista ao desenvolvimento harmonioso do município e da qualidade de vida dos munícipes.
Muito obrigado pela gentileza de me terem escutado.
sexta-feira, novembro 10, 2006
Corpos Gerentes 2006/2008
Os Corpos Gerentes eleitos para o biénio 2006/2008
têm a seguinte composição:
ASSEMBLEIA GERAL
Ferreira da Silva, Luísa Lopes e Luís Sousa (eleitos em Congresso).COMISSÃO EXECUTIVA
Presidente: José Dias (ProUrbe).Secretário: Ferreira Ramos (ACIC).
Tesoureiro: Jorge Castilho (Questão Coimbrã).
Vogais: Cândida Ferreira (eleita em Congresso)
e Santos Veloso (Margem Esquerda).
CONSELHO FISCAL
Maria de Lurdes Cravo e Augusto Valente (eleitos em Congresso)
e Pedro Rodrigues (Escola da Noite).
sexta-feira, novembro 03, 2006
Apelo aos cidadãos de Coimbra
Este blog pretende ser uma tribuna sempre aberta aos cidadãos de Coimbra.
Aos que vivem nesta cidade e aos que estão espalhados por outros pontos do País e do Mundo.
Aqui o Conselho da Cidade de Coimbra procurará ir dando conta das suas actividades.
Mas esperamos que todas as pessoas e instituições interessadas no desenvolvimento harmónico de Coimbra utilizem este canal de comunicação para nos fazerem chegar as suas sugestões, as suas críticas - em suma, os seus contributos para que o Conselho da Cidade melhor possa atingir os objectivos para que foi criado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)